Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Conceito e história

Um conceito milenar?

Desde muito cedo o Homem começou a interagir com o mundo que o rodeava, ensinando os seus filhos a fazer o mesmo. Os primatas, por exemplo, desenvolveram uma perceção dos sistemas naturais que os rodeavam e um profundo respeito por eles, passando esse conhecimento e respeito de geração em geração. Inicialmente, a relação do Homem com o meio ambiente estava essencialmente ligada à questão da sobrevivência, uma relação que sustentava uma natureza mais poderosa do que os Homens.

Com a evolução da civilização humana, esta posição mudou radicalmente. A natureza começou a ocupar uma posição de sobrevivência em relação ao Homem. Passou a ser conhecida para que fosse dominada, explorada e era estudada para satisfazer a curiosidade das pessoas a respeito do seu mundo. Passou, portanto, a ser considerada como algo separado e inferior à sociedade humana.

O desenvolvimento das sociedades atuais tem conduzido a uma degradação generalizada do meio ambiente e a uma utilização irracional dos recursos naturais. Este quadro negro levou a uma consciencialização do problema por parte das populações em geral e levou, paralelamente, à tomada de medidas e decisões pelo poder político em prol da proteção e conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental vem na sequência lógica do processo. Agora, surge a necessidade de adquirir conhecimentos tendo em vista a proteção da natureza e, assim, corrigir erros do passado e atuais. Neste momento, é urgente promovê-la e concretizá-la no terreno, pelo que, da sua aplicação prática, dependerá sem dúvida o nosso futuro.



STQQSSD
1023450607
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 
PRÓXIMO EVENTO
Notícias
Como devemos reduzir o desperdício e o consumo de água em casa?
Tomar banho de imersão;
Reutilizar a água da chuva;
Deixar torneiras a pingar.
Nenhuma das anteriores.
Águas do Douro e Paiva POS
© 2014 Água Online. - Todos os Direitos Reservados