Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Poluição da água
Um dos graves problemas que afecta os ecossistemas ribeirinhos é a poluição. Um pouco por todo o mundo assiste-se à sua degradação crescente, resultado do incremento da industrialização e urbanização e de intervenções humanas directas na dinâmica do próprio ecossistema.
O rio tem uma capacidade natural de limpeza, a que se dá o nome de autodepuração. A água que corre pelo rio vai diluindo a poluição, as plantas e outros pequenos organismos também dão uma preciosa ajuda na eliminação das substâncias poluentes. Com o crescimento das cidades aumentaram as descargas poluentes para os rios, e a sua capacidade de autodepuração já foi, há muito, ultrapassada pelo que, este processo já não é de todo suficiente para manter o equilíbrio dos cursos de água e dos ecossistemas ribeirinhos.

Salientamos três tipos de poluição:

> por contaminação biológica – é uma das formas mais perigosas de poluição das águas pois não se vê facilmente a olho nú. É provocada pelo lixo e pelos esgotos domésticos lançados na água sem tratamento e que levam ao desenvolvimento de microorganismos patogénicos causadores de doenças.

> por contaminação química – é provocada por ácidos e metais pesados (mercúrio, chumbo) lançados pelas fábricas e indústrias. Pode ter origem nos detergentes, adubos, insecticidas e herbicidas utilizados na agricultura, e que são arrastados pelas águas das chuvas até aos rios e depois para o mar.

> por contaminação ecológica – é provocada pela introdução de espécies exóticas nos ecossistemas nativos. Esta introdução, realizada normalmente pelo Homem, provoca sérios desequilíbrios no ecossistema pois as espécies exóticas competem com as nativas levando, muitas vezes, à extinção destas últimas.




STQQSSD
 012
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
PRÓXIMO EVENTO
A Assunção é a solenidade da Igreja Católica referente à elevação de Maria, mãe de Jesus, em corpo e
Notícias
A pegada hídrica de um país é:
o volume total de água usado para consumo dos habitantes;
A nossa pegada ambiental;
A quantidade de CO2 que cada um produz;
Nenhuma das anteriores;
Águas do Douro e Paiva POS
© 2015 Água Online. - Todos os Direitos Reservados