Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Área Geral

Quando se fala em Educação Ambiental não se pode falar em ações de sensibilização esporádicas e limitadas no tempo. Todo o processo de educação deverá ser contínuo de forma a produzir resultados positivos eficazes.

Dado que as temáticas ambientais não fazem ainda parte dos programas curriculares, são implementados Programas Integrados de Educação Ambiental (PIEA) nalgumas escolas no sentido de preencher essa lacuna.

A aposta em PIEA possibilita a continuidade na abordagem de conteúdos ambientais, confere o sucesso das informações passadas, pelo que o efeito de aprendizagem assume desta forma consistência.

A escolha do público mais jovem para implementar um PIEA prende-se com o facto de este grupo ser privilegiado para uma eficaz sensibilização. Na realidade, os mais jovens estão mais disponíveis para a receção de informação e encontram-se igualmente numa faixa etária onde a mudança de comportamentos é mais provável. Aliado a este fator está a facilidade com que influenciam o público adulto, nomeadamente os pais e familiares mais próximos. Logo, os materiais a serem criados e as ações realizadas para este público específico atingem, de forma indireta, outros públicos-alvo.

 

Quando bem implementado, um PIEA constitui uma importante ferramenta com capacidade de consciencialização e mobilização da sociedade e do cidadão comum para a preservação do ambiente.

Seguindo uma metodologia que assenta nos princípios e instrumentos da Agenda21, um PIEA visa fomentar uma mobilização do público-alvo para as temáticas ambientais e para a adoção de atitudes e comportamentos manifestadas na comunidade onde está inserido. Mas, toda esta aplicabilidade pressupõe um planeamento cuidado e um constante acompanhamento em todas as ações e atividades. Estes são fatores essenciais para o sucesso de um PIEA.



STQQSSD
 102345
670809101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 
PRÓXIMO EVENTO
Palestra “Organismos aquáticos como sistemas de alerta de contaminação” No âmbito da exposição
Notícias
A molécula de água é composta por dois elementos. Quais são?
Sódio e Azoto;
Hidrogénio e Oxigénio;
Azoto e Carbono;
Sódio e Cálcio;
Nenhum dos anteriores.
Águas do Douro e Paiva POS
© 2014 Água Online. - Todos os Direitos Reservados