Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Home >> Artigos Temáticos >> A água - importante componente dos seres vivos (para os mais jovens)
A água - importante componente dos seres vivos (para os mais jovens)
 
Área : Água
01/01/03  -  Maria Carlos Reis
Fonte : Naturlink
A água - importante componente dos seres vivos (para os mais jovens)

Mais de metade do teu corpo é formado por água. Por isso tens de repôr a água que perdes. O teu organismo avisa-te que precisas de água através da sede que sentes.
 
Porque é que a água é tão importante para os seres vivos?
A água é importante para a vida de todos os organismos, pois desempenha diversas funções essenciais: transporta substâncias indispensáveis à vida, mantém as células com o tamanho e forma adequados, faz parte de todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, suor, etc); regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo. É por isto que se diz que a água é indispensável.

CURIOSIDADE
Os seres vivos, quer sejam aquáticos ou terrestres, precisam de água para sobreviver, pois ela é o constituinte mais abundante do seu corpo. Em média a água representa entre 70 a 90% do peso dos seres vivos, chegando mesmo a ultrapassar os 90% para alguns animais marinhos, como é o caso das medusas (95%). No nosso corpo há, em média 65% de água. Certos orgãos das plantas possuem também elevadas percentagens de água. Por exemplo, a batata contém 78% de água e o tomate 95%.

Mas se a água já faz parte dos seres vivos, porque é que os animais têm necessidade de a beber e as plantas de a absorver pelas raízes?
Esta necessidade é uma consequência das perdas de água que diariamente ocorrem em todos os organismos, perdas essas que têm de ser repostas, para que se mantenha um equilíbrio na quantidade de água do organismo, por forma a garantir o seu bom funcionamento. No caso dos animais, a água é perdida através da transpiração e da excreção. As plantas também perdem água sob a forma de vapor, essencialmente através das folhas.  
 

Na água que existe no corpo dos animais existem muitas substâncias dissolvidas. Uma destas substâncias é o sódio, que é uma substância que faz parte do sal de cozinha comum. Quando os animais perdem líquidos, a quantidade de sódio mantém-se constante, mas passa a estar dissolvido numa menor quantidade de água. Diz-se que a concentração de sódio aumentou. Ao perceber este aumento, o cérebro ordena a produção de determinadas substâncias - hormonas - que fazem aparecer no organismo a sensação de sede. Quando aparece esta sensação, os animais procuram água para satisfazer as suas necessidades hídricas. Se não beberem água, os animais desidratam e podem morrer de sede em pouco tempo.

CURIOSIDADE
homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias (em média 4 dias) por falta de água no seu organismo.
Então, que quantidade de água é necessária para evitar a desidratação?
A quantidade de água necessária para evitar a desidratação dependerá da água que é perdida pelo organismo. Em condições normais, o homem necessita, em média, de 2 a 3 litros de água por dia. No entanto, num clima quente e seco e com um apreciável trabalho físico, o ser humano pode precisar de 5 a 15 litros de água diariamente.

É claro que diferentes seres vivos têm diferentes necessidades de água: enquanto os cactos dos desertos precisam de pouca água, determinadas plantas precisam de viver em meios permanentemente alagados. O mesmo se passa com os animais: embora os animais dos ambientes mais secos estejam adaptados a sobreviver com pouca água, a maioria dos animais, para além da água que obtém a partir do consumo de alimentos, precisa de beber regularmente.

VOCABULÁRIO
. Substância indispensável - substância sem a qual não se pode viver.
. Transpiração - função pela qual o organismo perde água.
. Excreção - função pela qual o organismo elimina substâncias prejudiciais, produzidas por ele.
. Substância dissolvida -substância misturada com um líquido, em que não é possível distingui-la do líquido onde está misturada.
. Constante - que não muda.
. Concentração - quantidade de uma substância numa mistura. Por exemplo, a concentração de sódio no organismo é a quantidade de sódio que se encontra dissolvida na água do corpo.
. Hormonas - substâncias químicas que os organismos produzem em pequenas quantidades, mas que causam efeitos muito importantes em todos os processos que se passam nos seres vivos.
. Necessidades hídricas - quantidade de água que é necessária num dado momento.
. Desidratar - ficar sem água.


 

STQQSSD
 01020340506
780910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 
PRÓXIMO EVENTO
Os feriados municipais celebram-se em todos os concelhos dos 18 distritos de Portugal Continental, a
Notícias
A molécula de água é composta por dois elementos. Quais são?
Sódio e Azoto;
Hidrogénio e Oxigénio;
Azoto e Carbono;
Sódio e Cálcio;
Nenhum dos anteriores.
Águas do Douro e Paiva POS
© 2014 Água Online. - Todos os Direitos Reservados